Residências sustentáveis são possíveis: A experiência na concepção do Espaço Casa Conceito.

Tema Principal:

Residências sustentáveis

Introdução:

A Ca2 Consultores Ambientais Associados, RVA Arquitetura e Lock Engenharia e o GBC Brasil discutiram a viabilidade técnica e econômica de residências sustentáveis em nosso país. O resultado foi a concretização do Espaço Casa Conceito que consiste em uma exposição demonstrativa e educacional dos conceitos de sustentabilidade aplicado à residências.

Resumo da Sessão:

Durante 6 meses, profissionais da construção sustentável representados pela Ca2 Consultores Ambientais Associados, RVA Arquitetura e Lock Engenharia, em parceria com o GBC Brasil discutiram a viabilidade técnica e econômica de residências sustentáveis em nosso país. O resultado foi a concretização do Espaço Casa Conceito que consiste em uma exposição demonstrativa e educacional dos conceitos de sustentabilidade, algumas delas presentes nas principais certificações para essa tipologia: Referencial GBC Brasil Casa e LEED. Trata-se de um showroom de inovações sustentáveis que se inicia na concepção de um projeto residencial modelo elaborado sob os princípios da arquitetura Bioclimática, culminando na exposição de tecnologias sustentáveis para geração de energia, economia de água, materiais de baixo impacto ambiental e humano e melhoria nas condições de conforto interno. Residências sustentáveis são possíveis em nosso país e o Espaço Casa Conceito procura demonstrar isso ao grande público.

 Objetivos de Aprendizagem:

  1. Informar ao público as principais estratégias sustentáveis em uma residência.
  2. Disseminar conhecimento acerca das ferramentas Referencial GBC Brasil Casa e LEED.
  3. Criar conscientização ambiental para a construção civil voltado ao público em geral.
  4. Habilitar arquitetos, projetistas e construtores na busca por soluções de menor impacto ambiental na construção civil.

Palestrantes:

Ricardo-VasconcelosRicardo Vasconcelos, RVA Arquitetura
Arquiteto e urbanista formado pela Universidade Católica de Santos (1987). Especialista em Conforto Ambiental e Conservação de Energia pela Universidade de São Paulo (2001). Mestre em Arquitetura e Urbanismo (2004) com a dissertação “Edifícios de Escritórios: Arquitetura, Energia e Automação”. É atualmente Doutorando da Universidade de São Paulo.

Por 28 anos atuou no comando da RVA Arquitetura, desenvolvendo projetos de arquitetura corporativa, comercial e residencial, com enfoque em soluções sustentáveis e adaptação bioclimática de edifícios. Foi o criador e o primeiro coordenador do curso de especialização (lato sensu) em Sustentabilidade de Edificações da Universidade Mackenzie, pioneiro no Brasil. Há 13 anos é professor titular dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo na mesma Universidade.

Participou como palestrante de diversos congressos no Brasil e exterior, com significativa produção técnica em publicações e artigos científicos nacionais e internacionais. Foi ganhador do “V Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa”  categoria Green Building (2008) – Edifício Call Centre Pedra Branca, e menção honrosa no prêmio Masisa de Arquitetura Sustentável com o projeto “Centro de Educação Ambiental Gênesis” em co-autoria com o Arq. Marcelo Nudel.

É sócio- diretor da Ca2 Consultores Ambientais Associados, empresa de consultoria e gestão de projetos sustentáveis, eficiência energética e conforto ambiental

Marcelo-NudelMarcelo Nudel, Ca2 Consultores Ambientais Associados
Arquiteto e urbanista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004), especialista em Gerenciamento de Empreendimentos na Construção Civil (Mackenzie, 2006) e pós graduado em Arquitetura Sustentável (Masters of Design Science: Sustainable Design) pela Universidade de Sydney, Austrália (2008). Atuou como consultor em sustentabilidade de edificações na Arup, empresa global de engenharia e consultoria  por 8 anos entre Sydney (Austrália) e São Paulo, como líder da equipe de Sustentabilidade no Brasil.

É especialista na concepção de envoltórias de alto desempenho, integrando estratégias térmicas passivas, iluminação natural, desempenho energético e conforto térmico. Esteve envolvido em projetos de visibilidade internacional e de renomados arquitetos como Renzo Piano, Richard Rogers, Jean Nouvel e Norman Foster em países como Austrália, Nova Zelândia, Cingapura, Espanha e Brasil.

Marcelo atuou como consultor em sustentabilidade dos principais equipamentos das Olimpíadas Rio 2016 entre eles a Vila dos Atletas, o Centro Olímpico de Treinamento, o Centro de Mídia e o Velódromo, além de diversos edifícios corporativos, residenciais e institucionais nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Lecionou como professor convidado nas Universidades de Sydney e New South Wales (Austrália) e atualmente em curso de pós- graduação na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

É sócio- diretor da Ca2 Consultores Ambientais Associados, empresa de consultoria e gestão de projetos sustentáveis, eficiência energética e conforto ambiental. É também sócio e colaborador do Portal “Arquiteto Conforteiro”, um canal online de disseminação de conhecimento nas áreas de conforto ambiental e eficiência energética na arquitetura.