Os desafios de construir uma casa, totalmente em contêineres em certificação pelo Referencial Casa

Tema Principal:

Casa Conceito Onda Verde – Casa construída em Contêiner, no Rio de Janeiro

Introdução:

A construção da Casa Conceito, da Onda Verde, teve como propósito principal a elaboração de uma construção integralmente inserida no contexto de sustentabilidade e com as principais questões ambientais, criando uma nova linha de pensamento no processo construtivo e na conscientização do uso dos materiais alternativos e de energias renováveis.

Resumo da Sessão:

Porque uma Casa Conceito?

O projeto da Casa Conceito, da Onda Verde, teve como propósito principal, a construção ambientalmente sustentável, contribuindo, e disseminando, esses conceitos de soluções inovadoras, aos usuários, e profissionais da área, pelo uso de um exemplo desta casa em certificação, eficiente energeticamente e com baixo consumo de água potável.

O sistema construtivo sai na frente no que diz respeito à sustentabilidade com a utilização de contêineres, descartados pelo comércio marítimo. Isso possibilitou a diminuição de geração de resíduos antes e durante a construção, além de reduzir o custo e tempo de execução.

A Casa Conceito também incentivou o uso de energias renováveis, pois possui geração de energias fotovoltaica, eólica e termo solar implantadas no local, de forma  reduzindo o impacto ambiental por conta do consumo energético.  E a energia eólica, por exemplo, abastece 100% da iluminação externa.

A Casa Conceito também pretende informar e educar, alunos/universitários da rede pública escolar, através de visitas no local. A experiência busca multiplicar conhecimento de tecnologias e  materiais eficientes, como lâmpadas led, vidros eficientes, cisterna de captação de água da chuva, parede verde, telhados brancos, materiais certificados, alvenarias termo-acústicas,isolantes em PET , biodigestor, placas fotovoltaicas e demais usados nesta construção.

 Objetivos de Aprendizagem:

  1. Quebrar paradigmas quanto às residências certificadas.
  2. Multiplicar conhecimento de sustentabilidade em diversos níveis sociais.
  3. Provar que é possível uma construção sustentável em contêineres.
  4. Educar através da inovação do uso de materiais.

Palestrantes:

Maria-JoseMaria José de Mello, Arktectus Arquitetura Sustentável e Projetos Integrados
Arquiteta eUbanista, formada pela UFRJ, com 25 anos de formada. MBA em Prédios Sustentáveis NITS/UFF e Autora da 1ª Escola Sustentável Pública da América Latina com selo LEED Schools  Silver em agosto de 2012.