Construções Sustentáveis: Ocupação humana consciente como preservação máxima do meio

Tema Principal:

Broto da Mata – Condomínio Holístico

Introdução:

A ambiência como forma permanente de ocupação e presença humana, inserida no contexto do meio e não como seu dominante. Aplicação do conceito em uma área de 48.000 m² em que a ocupação humana aconteça em no máximo 30% (14.800m²), e que os 70% (33.200m²) restantes do espaço seja de área verde.

Resumo da Sessão:

Condomínio Broto da mata está idealizado na base filosófica do Viver Humano, em consonância com as necessidades emergentes de repensar nossa forma de ocupar áreas do Planeta; Intervenções planejadas para viabilizar as mudanças de comportamento que muitas famílias já estão conscientes e buscam; Ou seja, vivenciar um cotidiano que garanta nossa real participação nas mudanças de consumo intervencionista e irracional, para um modo de vida que possa atender as necessidades práticas (malha viária, acessibilidade, segurança, tecnologia) com mínima intervenção. Um local em que a presença do ser humano seja parte de um contexto biológico, social, psicológico e espiritual consorciado ao meio. O conceito, portanto, está baseado no princípio da ocupação sustentável em que 70% das ações sejam voltadas para a manutenção, preservação, recuperação e estimulação de floresta nativa e 30% das ações sejam para atender as características do Viver Humano contemporâneo (Casa, Horta, Vias de acesso, lagos, etc.)

 Objetivos de Aprendizagem:

  1. Condomínio certificado GBC Referencial Casa para condomínios: eco eficiência construtiva.
  2. Condomínio de pequeno porte em área rural\urbana.
  3. Conceito Holístico do Viver em 70% preservando e 30% ocupando.
  4. Projeto economicamente viável para classe socioeconômica culta.

Palestrantes:

marco-aurelioMarco Aurélio Tevano de Andrade, MAP – Mega e Andrade Participações
Formado em Biomedicina e pós-graduado em planejamento empresarial na área da saúde, além de ser formado em Psicologia, apresenta uma vasta experiência em empreendedorismo, prospecção de mercado, planejamento estratégico e gestão empresarial.

Caio-MegaCaio Mega de Andrade, MAP – Mega e Andrade Participações
Formado em Economia na Universidade Federal de São Carlos, e pós-graduado em gestão financeira, controladoria e auditoria. Atua como prestador de serviços na área de consultoria em gestão.

Matheus-AndradeMatheus Andrade Rogê Ferreira, MAP – Mega e Andrade Participações
Está cursando Ciências Biológicas e Marketing, começou sua formação acadêmica na Fundação Universitária Regional de Blumenau, participou do Programa Ciências sem Fronteiras na Holanda, onde estudou na Universidade Radboud Nijmegen, e recentemente transferiu para a Universidade de Mogi das Cruzes.