Construções inteligentes: Por que não tentar uma nova abordagem? Estudo de casos para residência e condomínio pilotos.

Introdução:

Apresentação de projetos pilotos do Referencial Casa para residências e condomínios.

Projeto Casa Eudóxia: da ideia inicial, o registro no GBC, o desenvolvimento do projeto, dificuldades, aprendizado e resultados de desempenho após um ano de operação.

Projeto Botafogo: ideia inicial, motivação da incorporadora/construtora para desenvolvimento de um projeto sustentável e certificado, dificuldades, etc.

Resumo da Sessão:

Projeto Casa Eudóxia: Quando da concepção do projeto, o mercado brasileiro estava completamente despreparado para atender as necessidades de um projeto com o enfoque da sustentabilidade no sentido integral da palavra, ecológico, social e econômico. A apresentação mostra a jornada de pioneirismo, os acertos, erros dificuldades, o que mudou no mercado brasileiro neste curto período de tempo e as estratégias adotadas. Após um ano de operação, já é possível mensurar os resultados, benefícios tangíveis e intangíveis. Os benefícios tangíveis são as economias de água, energia e manutenção e os intangíveis são o conforto térmico, o bem-estar e qualidade de vida proporcionado por um projeto mais inteligente.

Projeto Botafogo: Os desafios de se implantar um empreendimento residencial sustentável. Estratégias de divulgar o empreendimento educando sobre a construção sustentável. Os benefícios da conscientização de quem vai residir e operar, afim de alcançar as economias propostas.

 Objetivos de Aprendizagem:

  1. Incentivar a execução de projetos sustentáveis e certificados. Embora exijam uma mudança cultural de abordagem, são exequíveis.
  2. Como incorporar/construir/comercializar um projeto sustentável no mercado?
  3. Estratégias utilizadas para gestão dos recursos (humanos e materiais)

Palestrantes:

Angela-MackeAngela Macke Ferreira, Macke Engenharia Ltda.
Engenheiro Civil pela Puccamp, Pós-graduação em Administração pela FGV, MBA em Administração de Projetos FIA-USP, MBA em Gestão Ambiental pela ESALQ- USP.
20 anos de experiência na área de gestão de Projetos, majoritariamente na Dupont do Brasil. Gerente de Projetos Sênior – gestão de projetos acima de US$%MM até US$100MM.

Rodrigo-BassoRodrigo de Carvalho Basso, Montage Construtora e Incorporadora
10 anos de experiência em gestão de projetos de infraestrutura, gestão de projetos de residências personalizadas. Atualmente responsável pela gestão de novos empreendimentos da incorporadora Montage