CASA 01: Primeira Residencia no Sul e CASA ONDA: Primeira Residência no Paraná, a buscar o selo REFERENCIAL GBC BRASIL CASA

Tema Principal:

REFERENCIAL CASA – CASA 01 – SUL DO BRASIL e Residências sustentáveis no Sul

Introdução:

CASA 01: Apresentação do Projeto, Andamento da Obra e os Desafios da CASA 01, residencia localizada no Sul de Santa Catarina, que busca a Certificação no nível Platina do Referencial GBC Brasil CASA®.

CASA ONDA: O desafio do pioneirismo da busca pelo selo  REFERENCIAL GBC BRASIL CASA no Paraná. Dificuldades enfrentadas no processo de certificação. A busca de conhecimento sobre o novo. O aprendizado sobre legislações vigentes que são essenciais e norteiam a sustentabilidade. A necessidade de maior interação entre os profissionais envolvidos no processo e os benefícios que a compatibilização de projetos pode proporcionar. O ponto de vista sendo cliente, proprietário e consultor do projeto ao mesmo tempo.

Resumo da Sessão – CASA 01:

“A CASA 01, localizada em Criciúma/SC, foi projetada pelo escritório Espírito Santo Arquitetura e sob consultoria da Arquiteta Amanda Pamato busca a certificação GBC Brasil Casa®. Desde o início foram buscados soluções e materiais Ecoefetivos, que fossem realmente sustentáveis e saudáveis, tanto para as pessoas, quanto para o meio ambiente. Para alcançar os objetivos, foram aplicadas soluções inteligentes para tratamento de água, reutilizando e tratando 100% do esgoto gerado pela residência no próprio terreno;  Paisagismo Sustentável e diferenciado, projetado pelo escritório Benedito Abbud Arquitetura Paisagística, Iluminação com equipamentos eficientes em quase 100% dos pontos, geração de energia elétrica por meio de placas fotovoltaicas, conforto térmico garantido pela cobertura verde e vedações eficientes, Uso de materiais recicláveis e de rápida renovação e automação de iluminação e irrigação. Na obra, otimização e planejamento no canteiro, gerenciamento de resíduos e treinamento dos trabalhadores são medidas que se mantém até hoje nas etapas finais da obra. Esta é a primeira Residência a ser registrada para Certificação, no Sul do Brasil e acredita-se que terá muito a agregar e contribuir para o futuro dos projetos e obras de residências no Sul, espera-se com isto, uma evolução cultural em construções sustentáveis por toda região.

 Objetivos de Aprendizagem – CASA 01:

  1. Apresentar as soluções de projeto e materiais.
  2. Falar sobre os Desafios do Projeto Integrado e soluções adotadas.
  3. Falar sobre o Processo da Certificação e os desafios com os fornecedores.
  4. Apresentar o conceito de Ecoefetividade e como foi aplicado à CASA 01.

Objetivos de Aprendizagem – CASA ONDA:

  1. Divulgar a sustentabilidade na construção civil.
  2. Fazer  levantamento de dados durante o processo de certificação para elaboração de relatório comparativo entre construções sustentáveis x convencionais, apontando quais o benefícios de uma em relação à outra.
  3. Levantar quais as dificuldades regionais enfrentadas durante o processo  para que sirva de base para outras certificações e até mesmo para solução dos problemas encontrados.
  4. Apresentar o conceito de Ecoefetividade e como foi aplicado à CASA 01.

Palestrantes:

Amanda-PamatoAmanda Pamato, Pamato Arquitetura
Arquiteta e Urbanista. Consultora do Referencial GBC Brasil Casa®. Experiência profissional e estudos aprofundados desde 2011 no conceito Cradle to Cradle® e Ecoefetividade. Hoje atua em escritório próprio e trabalha com foco em projetos de arquitetura e interiores que possuem como premissa de projeto a sustentabilidade e consultoria em Ecoefetividade e certificação ambiental para edifícios e residências.

Monica-MenarimMonica  Menarim Requião, Menarim Arquitetura
Arquiteta e urbanista graduada em 1997 pela UFPR. Pós-graduação engenharia de segurança do trabalho(2000), iluminação(lighting designer)  design de interiores(2010).Consultora referencial GBC Brasil CASA(2015). Autônoma da área desde a formatura.